6 ações básicas para abrir a sua Loja Virtual

Domínio

Domínio é o nome do endereço da sua loja virtual. Exemplo: “minhaloja.com.br”.

Imagine a fachada da sua loja online: o domínio representa a fachada dela e seu custo anual normalmente é de R$ 40,00.

 

Servidor de Hospedagem

O servidor é como o “terreno” onde a sua loja estará localizada. Para ser encontrado, um site precisa estar hospedado em um servidor, ou seja, será onde os arquivos de programação da loja ficarão. O custo mensal do servidor de hospedagem varia de acordo com a qualidade do servidor.

 

Catálogo de Produtos

Primeiro defina quais serão os produtos vendidos. Escolha o título, crie descrições, fotos e vídeos. Verifique a quantidade em estoque, variações (P, M ou G, caso sejam peças de vestuário) e tamanho para frete (peso, largura e altura).

É muito importante ter a certeza de que a plataforma utilizada atende aos requisitos do seu produto.

 

Plataforma de E-commerce

Para otimizar tempo e dinheiro, escolha a plataforma mais popular. Primeiro valide a sua ideia, depois decida se vale a pena investir mais nela.

Na maioria dos casos, recomenda-se que você utilize o WooCommerce, pois muitos desenvolvedores são familiares a ele, o que facilita um futuro suporte técnico e customização da loja.

 

Opções de Frete

Antes de iniciar as vendas, é preciso escolher quais serão as opções de frete disponíveis para os usuários, como por exemplo: Correios, Transportadora ou MotoBoy para vendas locais.

É importante verificar se o produto publicado no site é compatível com as opções de frete disponíveis, evitando que os usuários realizem uma tentativa frustrada de compra

 

Métodos de Pagamento

Ter aprovação para realizar transações com cartões de crédito não é uma tarefa fácil. Sendo assim, a melhor escolha é utilizar um método de pagamento como PayPal, PagSeguro ou Cielo. Dessa forma você apenas realiza a integração do método de pagamento com a loja, deixando que eles façam as transações de compras.

Normalmente cada método oferece uma taxa de juros por transação, então é importante estar atento sobre qual é a opção mais vantajosa para o seu negócio.

 

Construir uma loja virtual não é uma tarefa fácil. Espero que estas dicas sejam úteis para você entender melhor o que é necessário para vender pela internet.

Caso tenha mais dúvidas, não deixe de entrar em contato ou deixar seu comentário abaixo.

30 de maio de 2018 às 18:08
Mateus

Mateus Fortes

Desenvolvedor Web

Deixe um comentário

Veja mais

Newsletter

Fique por dentro das principais novidades sobre Criação de Sites, SEO, Aplicativos e Sistemas de Gestão.