Domínio
Domínio é o nome do endereço da sua loja virtual. Exemplo: “minhaloja.com.br”.
Imagine a fachada da sua loja online: o domínio representa a fachada dela e seu custo anual normalmente é de R$ 40,00.
Servidor de Hospedagem
O servidor é como o “terreno” onde a sua loja estará localizada. Para ser encontrado, um site precisa estar hospedado em um servidor, ou seja, será onde os arquivos de programação da loja ficarão. O custo mensal do servidor de hospedagem varia de acordo com a qualidade do servidor.
Catálogo de Produtos
Primeiro defina quais serão os produtos vendidos. Escolha o título, crie descrições, fotos e vídeos. Verifique a quantidade em estoque, variações (P, M ou G, caso sejam peças de vestuário) e tamanho para frete (peso, largura e altura).
É muito importante ter a certeza de que a plataforma utilizada atende aos requisitos do seu produto.
Plataforma de E-commerce
Para otimizar tempo e dinheiro, escolha a plataforma mais popular. Primeiro valide a sua ideia, depois decida se vale a pena investir mais nela.
Na maioria dos casos, recomenda-se que você utilize o WooCommerce, pois muitos desenvolvedores são familiares a ele, o que facilita um futuro suporte técnico e customização da loja.
Opções de Frete
Antes de iniciar as vendas, é preciso escolher quais serão as opções de frete disponíveis para os usuários, como por exemplo: Correios, Transportadora ou MotoBoy para vendas locais.
É importante verificar se o produto publicado no site é compatível com as opções de frete disponíveis, evitando que os usuários realizem uma tentativa frustrada de compra
Métodos de Pagamento
Ter aprovação para realizar transações com cartões de crédito não é uma tarefa fácil. Sendo assim, a melhor escolha é utilizar um método de pagamento como PayPal, PagSeguro ou Cielo. Dessa forma você apenas realiza a integração do método de pagamento com a loja, deixando que eles façam as transações de compras.
Normalmente cada método oferece uma taxa de juros por transação, então é importante estar atento sobre qual é a opção mais vantajosa para o seu negócio.
Construir uma loja virtual não é uma tarefa fácil. Espero que estas dicas sejam úteis para você entender melhor o que é necessário para vender pela internet.
Caso tenha mais dúvidas, não deixe de entrar em contato ou deixar seu comentário abaixo.